06 abril 2007

Cartaz dos Gato Fedorento

Os Gato Fedorento colocaram um cartaz muito oportuno no Marquês ao lado do cartaz do PNR.
Apareceram logo pessoas a fazerem apologia do humorista neutro politicamente.
Do meu ponto de vista humoristas e figuras públicas têm direito de opção de manifestarem publicamente as suas opiniões. Há figuras públicas que o fazem e outras que não. Há ainda outras que não têm opinião por não terem consciência política nem social.
As figuras públicas que exercem esse direito de exprimir as suas posições face aos temas sociais e políticos fracturantes ou não (e convenhamos, que a questão da imigração não um tema fracturante até porque os portugueses sempre foram emigrantes) sabem que correm o risco de encontrar pessoas que não gostam de as ouvir.
Creio que o verdadeiro problema é o de haver muitos portugueses que consideram que a cidadania se esgota no transportar do BI. Há jovens que aos vinte e poucos ainda não tiraram o cartão de eleitor. Há portugueses que acham de o patriotismo é gritar, buzinar e agitar a bandeira no Marques e no Rossio quando Portugal ganha uma jogo de futebol.
Ser cidadão Português é ter opinião sobre a nossa sociedade. Para isso é necessário saber o que se passa à nossa volta. A alienação que se vive com o futebol e as telenovelas é que permite que se escrevam alarvidades no Marquês. E o pior são as alarvidades que se cimentam nas cabeças das pessoas, porque as do Marquês o Proa manda-as limpar.
É neste vácuo de ideias que se recrutam jovens sem consciência política para as fileiras do chamado nacionalismo e se lhes rapam as cabeças, sobretudo por dentro, e lhes ensinam a bater o tacão com o braço esticado.

1 comentário:

Unknown disse...

Qualquer dia está lá um cartaz de uma associação ecologista a reclamar do carbono no rossio, com o levantar e aterrar de aviões que lá vai...outro de algum licenciado do Técnico a reclamar um tacho no poder pelo menos durante tanto tempo quanto o Socrates foi engenheiro, outro da APAV com a Zézinha a levar porrada do Obama Popular da Beira e logo outro ao lado da SOS Racismo a dizer que isso não se faz que lá por o senhor ser da beira...Ao lado outra associação ambientalista porá um cartaz a protestar com a poluição visual do Marquês, mesmo em frente à entrada do túnel e mesmo ao lado do da Associacão das Santanetes naturalmente aborrecidas de não poderem passar para as festas do Tamariz...Partilho a tua preocupação mas também já não tenho vinte anos ;). Um abraço