15 julho 2007

Periodontite

A periodontite é uma patologia oral que se traduz na destruição do osso que suporta os dentes e a consequente retracção das gengivas. Esta destruição óssea resulta da acumulação de bactérias no sulco entre o dente e a gengiva. O processo degenerativo é lento mas implacavelmente gradual provando a mobilidade do dente e, no limite, a sua perda por falta de suporte.
Há em Portugal um conjunto muito expressivo de pessoas com esta doença.

Para evitar e prevenir esta doença das gengivas há que efectuar uma boa higiene oral (lavar os dentes 3 vezes ao dia, uso de fio dentário e elixir) com uma correcta técnica de escovagem e a visita ao dentista de 6 em 6 meses para avaliação e destartarização se necessário.

O tratamento é a destartarização dos dentes acima e abaixo do linha das gengivas com a periodicidade definida por um médico dentista especialista em periodontologia.

A doença periodontal é a patologia muito dada a metáforas políticas. Acho que é perfeita para uma noite eleitoral de autárquicas.

Deixo uma última nota. Nos casos de periodontites avançadas em que o paciente não faz uma destartarizão há muitos anos é frequente que após a remoção do tártaro entre os dentes, antes sem mobilidade, os mesmos muita mobilidade. Ou seja, o tártaro suportava os dentes.
É curioso que para proteger a gengiva e o osso os dentes fiquem aparentemente pirores.

Sem comentários: