18 dezembro 2007

Luta detida




Nas comemorações do 1º de Dezembro os Homens da Luta - Neto e Falâncio - foram novamente detidos. Parece que o Prefeito ia falar.

Os políticos de hoje estão pouco habituados a estas manifestações. Na Prefeitura António Costa recebe com naturalidade as críticas de qualquer membro da oposição, mesmo que sejam sobre o seu carácter, desde que proferidas de fato e gravata. Até aguenta uma manif organizada do PC. Agora isto? Como se reage a isto? Como se responde aos jornalistas sobre Homens da Luta de camisas com colarinhos bicudos, megafone na mão, de boina e, pior, com uma guitarra? (acho que é a guitarra que mais os baralha!) Ninguém sabe!

E os jornalistas? Suponho que fiquem irritados. Ficam irritados os juniores que vão terreno por não saberem lidar com isto. Ficam irritados os mais seniores da redacção por se meterem na sua tarefa de justiceiros sendo a “verdade” apresentada por outros. Finalmente, os directores e chefes de redacção ficam furiosos por não serem eles a marcar a actualidade e, sobretudo, por não terem qualquer controlo sobre a Luta (não podem fazer um telefonema nem mandar um recado).
No caso particular da TVI creio que isto perturba a sua estratégia de hemodialisar a sociedade para depois despejar os sacos de sangue na rua com a câmara ligada.
A TVI nunca conseguirá apanhar a Luta. Mas estes polícias sim.

Se repararmos daqueles 4 polícias 3 perceberam correctamente que a Luta não é fisicamente perigosa e que os respeita (e até se riram de algumas piadas). Mas aquele polícia que aparece na foto do lado esquerdo a segurar o Neto acho que não percebeu se era a Luta ou o banditismo que estava a agarrar.

Sem comentários: